» Transformando pessoas

ROSIMEIRE MARQUES S CONEGLIAN. - ARTIGO

EDUCAÇÃO EMOCIONAL, UM CAMINHO PARA PAZ E FELICIDADE

Desde o início dos tempos sempre houve a preocupação em evoluir e aprender os ensinamentos acadêmicos, a “Educação Intelectual”. A cada dia mais é cobrado títulos, diplomas, cursos de especialização. Tudo isto para se destacar profissionalmente.
Mas quem vai nos ensinar a “Educação Emocional”?
Aprender a pensar antes de responder.
Aprender a ter o dom da paciência.
Aprender a responder com sabedoria e a ter tolerância.
Aprender a ter equilíbrio interior para sentir paz.
Hoje na correria desenfreada pela sobrevivência todos os membros da família saem em busca de trabalho e vamos cada vez mais cedo para a escola.
A escola diz que sua responsabilidade maior é a alfabetização e o ensinamento didático dos conteúdos intelectuais. E a cada dia mais os mestres perdem sua autonomia para impor a educação emocional.
Então vamos caminhando... e a educação emocional vamos ter que aprender no caminho de nossa existência. Que bom seria se fossemos treinados desde a infância a meditar, a nos conhecer e praticar os atos de benevolência.
Fala-se muito de bullying, de respeito, de inclusão. Como passar isto para os jovens se desde crianças não foram doutrinados a realmente amar?
As crianças vão lotadas de tarefas escolares para casa, mas nunca vi uma tarefa de casa pedindo para dar um abraço no irmão(ã), um beijo nos pais, um boa noite antes de dormir, um eu te amo para os membros da família e amigos.
Isto deveria fazer parte da lição de casa de todos os dias.
Ficamos adultos e muitas vezes vamos para um tratamento psicológico porque não aprendemos a educação emocional. Não aprendemos a lidar com nossos conflitos, não aprendemos a contornar os problemas sem abalar tanto a nossa paz interior, não aprendemos a realmente lidar e aceitar as diferenças.
Sugiro a partir de hoje sermos propagadores da educação emocional.
Como tudo na vida é preciso treinar, vamos incorporar a cada semana uma nova boa atitude em nossa vida. Vamos fazer nossa lição de casa.
E também levar as pessoas que passam pela nossa vida, boas atitudes que sirva para propagar este ensinamento.
Vamos aprender e ensinar a educação emocional, pois este aprendizado nos conduz a um caminho de paz e felicidade.

Autora: Rosimeire Marques S. Coneglian (da dupla Átila e Rosi)
/ / atilaerosi@atilaerosi.com.br

* Permitimos a reprodução deste artigo, desde que cite a fonte.

Telefone:

Tel.: (11) 9 7190-0882 / (14) 9 8109-4765


E-mail:

Atila e Rosi © 2017 - Todos os direitos reservados