» Transformando pessoas

A Coruja Sábia, a Confusão na Floresta e a Troca dos Problemas.

 

            Experimentei uma atividade inusitada noite passada.  Escalado como babá para o filho do meu melhor amigo. 

Resmunguei, pois estava cheio de problemas para resolver, mas mesmo assim fui cumprir a missão por ele designada.

Logo mais, precisando fazer o pequenino dormir, lembrei de meu amado pai: ele lia histórias para eu dormir.  Procurei pela casa algo para ler ao pequenino. Encontrei um livro bonito e misterioso que se destacava na pequena biblioteca, brilhava como se me chamasse misteriosamente.  Empolgado direcionei o pequenino a sua cama para ouvir uma história.  Não sabia ainda qual seria, mas tinha certeza que era o livro certo.  Acomodei o pequenino e intrépido abri o livro iniciando a leitura:

                        Naquele dia a tranqüilidade reinante na floresta foi interrompida por um grande tumulto provocado por seus habitantes.  Uma verdadeira muvuca se instalou de repente.  Todos reclamavam torrencialmente de seus problemas.  O ágil Beija-Flor foi buscar a líder da floresta, a velha e sábia coruja Ágape.  Em desespero ele chegou arfando:

- Sábia coruja a floresta enlouqueceu, todos reclamam sem parar, precisamos de sua imediata intervenção.  E lá foi a coruja.

            Chegou rapidamente e observando passou a ouvir os problemas de todos com muita atenção.

            Os castores reclamavam da dor de dente que atrapalhava a construção de diques, o esquilo do urso roncador que hibernava a sombra de sua árvore, os coelhos dos seus problemas com a educação dos inúmeros filhotes, o pica-pau de dor de cabeça, as formigas e as abelhas unidas reclamavam que não conseguiam parar de trabalhar eram as workaholics da floresta, os cervos reclamavam dos chifres que enroscavam em tudo, as girafas de torcicolos e da gozação das hienas, as hienas e os urubus do cheiro da carniça, os macacos da altura das árvores, os rinocerontes da miopia, os peixes da umidade, os elefantes do tamanho da tromba e assim seguiam as reclamações da floresta.

            A coruja Ágape, grande sábia, após um pouco de concentração deu um grande piado que imediatamente silenciou a floresta. 

Silêncio instaurado começou a falar:

            - Tenho a solução.  Vamos fazer um sorteio e trocar os problemas.  Cada um troca de problema com o correspondente sorteado, assim podem de se livrar agora dos problemas atuais e ajudar uns aos outros resolvendo problemas diferentes; uns menores e outros maiores que os seus, que acham?

            Todos refletiram, se entreolharam e começaram a balançar a cabeça concordando, afinal muitos achavam que seus amigos não tinham problemas; o urso dormia e descansava, as abelhas chupavam mel, o pica-pau voava e tinha uma excelente vista lá de cima, os castor tinha uma grande piscina, o leão um harém, e assim pensando concordaram com a troca de problemas.  O sorteio se fez.

            Felizes com o resultado, sentiam-se aliviados, renovados. 

Uma minoria queria ter sido sorteada com problemas ainda menores.  Mas mesmo assim, estavam satisfeitos, pois todos foram sorteados com problemas menores que os anteriores.

A paz voltou a reinar na floresta, enfim harmonia novamente.

            Uma semana depois, a Coruja Ágape, foi chamada as pressas novamente...  Desta vez a muvuca estava ainda maior, barulheira tremenda. 

Todos sem exceção queriam autorização para ter seus problemas de volta.

A velha e sábia coruja satisfeita com a lição que dera aos inconformados problemáticos da floresta, autorizou que todos destrocassem os problemas pegando os seus de volta.

            A paz novamente voltou a reinar na floresta.  Desta vez definitivamente graças à velha e sábia coruja Ágape.

            Terminando a história, verifiquei que o pequenino dormia ao meu lado. 

Satisfeito refleti: meu pequeno problema desta noite é ínfimo perto do problema de meu melhor amigo; ele está passando a noite com sua esposa hospitalizada, ainda bem que não troquei com ele.  Virei me cobri e dormi contente com todos os meus pequenos problemas aparentemente sem solução.

Autor: Átila Quaggio Coneglian (da Dupla Átila e Rosi)

www.atilaerosi.com.br / atilaerosi@atilaerosi.com.br

contato palestras e treinamentos 11 97190 0882 whatsapp

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Telefone:

Tel.: (11) 9 7190-0882 / (14) 9 8109-4765


E-mail:

Atila e Rosi © 2017 - Todos os direitos reservados